Existem inúmeros vestimentas e acessórios de couro e eles devem alguns cuidados especiais, como o cinto de couro. Confira algumas dicas para preservá-los: 

Cinto de couro: como conservar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Existem inúmeros vestimentas e acessórios de couro e eles devem alguns cuidados especiais. Se você tiver algum cinto de couro ou outro produto com o material, confira algumas dicas para preservá-los: 

Como conservar 

Conserve os seus produtos de couro em locais secos e arejados. Sempre que possível, guarde-os dentro de embalagens de TNT, facilmente encontradas em lojas de embalagens, para que o couro possa “respirar”.

O sachê de Bodout pode ajudar para criar o ambiente seco para conservar seu produto. Veja como usar o sachê: https://bodout.com.br/como-usar/

Duas vezes ao ano, no mínimo, retire os produtos dos armários e coloque-os em um espaço que tenha ar fresco, mas longe do foco da luz do sol. Assim, você não corre o risco de ter produtos mofados no armário.

Como limpar seu cinto de couro

Lembre-se sempre de que a água é a inimiga número um dos seus produtos de couro. Por isso, eles não podem ser lavados em água corrente. Para limpá-los, passe um pano úmido bem macio em toda a superfície e deixe-os secar na sombra.

Para dar brilho, você pode usar, com cuidado, uma escova de cerdas macias. Ler as instruções do fabricante presentes na etiqueta dos produtos também é sempre uma ótima pedida!

Como passar seu cinto de couro

Evite usar o ferro de passar em seus produtos de couro. Entretanto, se as rugas forem muito visíveis, você pode colocar um pano fino ou papel manteiga sobre o seu produto, para evitar o contato direto com o ferro de passar.

Dessa forma, você não corre o risco de derreter os seus produtos e ainda consegue deixá-los bem lisinhos. Além disso, nunca use ferro a vapor, pois já sabemos que os produtos de couro detestam água.

Como hidratar

Para evitar que o couro resseque ou crie trincas, saiba hidratar os seus produtos. Duas vezes ao ano, no mínimo, passe um hidratante na superfície dos produtos.

Se quiser algo mais especializado, você pode encontrar limpadores próprios para esse fim. Deixe o hidratante agindo na peça por alguns minutos e retire o excesso com um pano limpo.

Como salvar

Caso você tenha produtos de couro que já apresentam problemas, não se preocupe, pois existe salvação! Se o seu problema for o mofo, passe um pano com vinagre sobre a peça e seque com outro pano.

Depois, é só deixar a peça na sombra, em local arejado. Agora, se seu problema for o cheiro, seja de guardado ou de mofo mesmo, aplique um pouco de óleo de amêndoas, retirando o excesso.

Dica para guardar seus cintos de couro: 

Pendure-os em cabides ou ganchos, assim, além de mantê-los em perfeito estado, ainda os achará com mais facilidade. Deixar eles enrolados pode forçar o couro e deixar roupa em cima também danifica o acessório. Geralmente, o pessoal pendura atrás da porta do armário, com fácil acessibilidade e sempre toma um ar quando se abre ele, mantendo sempre em excelente estado.

Fique atento na hora da compra. Muitos acusam do cinto ser de couro mas não necessariamente é natural e sim sintético. O couro sintético, portanto, tem uma durabilidade menor que o couro natural.

Inclusive, caso você queria ter um cinto de couro, confira um vídeo passo a passo de como fazer um: https://youtu.be/Ktyog8OI3mc

Essas dicas certamente vão ajudar muito na hora de escolher cuidar ou manter aquele cinto social bacana, ou até mesmo de cowboy.

 

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções