Como escolher o seu tênis para corrida se você está iniciando agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Este não é um post onde falaremos das melhores marcas, preços, detalhes técnicos e afins. Estarei exclusivamente tratando de como escolher o melhor tênis para corrida se você está começando agora.

Mas pra você não ficar chateado, separei algumas informações básicas com links para suas postagens completas. Assim você não deixa de pegar a informação técnica e te poupo um bom tempo de pesquisa. Tudo bem? Então continua aqui que te evitaremos de fazer novas pesquisas.

A parte técnica do tênis para corrida

Calma, não precisa se assustar com a imagem. Mas sim, toas essas partes são muito importantes para entender o seu tênis por completo. Na sequência, essas partes são: cabedal, palmilha, biqueira, cadarço, língua, drop, contraforte, entressola e solado. Se quiser saber mais sobre isso, confira post tudo sobre as partes do tênis do SportLife.

Escolher o seu equipamento para correr com cuidado é muito importante. Se bem escolhido ele te evitará muito sofrimento como bolhas, calos e mesmo dores físicas. Com isto em mente é importantíssimo que você conheça o seu tipo de pisada pois afetará muito na sua escolha. 

Como escolher seu tenis para corrida

Aviso logo no começo, pois o meu compromisso com a corrida é recente. Fazem aproximadamente 6 meses que comecei a correr e consigo fazer 5Km com tranquilidade, 6Km sofrendo. E só fiz 10Km umas duas vezes na vida, e quase morri. Então, como pode ver, se você está iniciando agora, não estamos assim tão distantes.

Com isto em mente, deixe-me explicar as minhas razões para este post.

Quando comecei a correr

Quando começamos qualquer esporte, temos consciência que o equipamento esportivo adequado para a modalidade que escolhemos é muito importante para que possamos desenvolver nossa atividade física de maneira proveitosa e com o mínimo de lesões.

Quando comecei a correr estava com 108kg, medindo 1,74m. Você pode imaginar que era quase uma “bola” correndo na esteira, mas sem a vantagem aerodinâmica da bola. Pois seria uma bola concentrada na barriga com duas pernas finas me sustentando.

E na busca pelo meu tênis para corrida, também fiz essa interminável pesquisa atrás de modelos e marcas e tirei algumas valiosas lições.

Não compre seu primeiro par de tênis sem experimentar

Os preços dos tênis para corrida na internet são muito variados e atrativos.

É natural pesquisar um modelo que você gosta visualmente e que várias pessoas aprovam. Mas tome o cuidado de não comprar por impulso e pressa, sem experimentar. Considero esse o pior erro para quem está começando. Gaste um pouco de tempo, vá as lojas pegue os tênis que você gosta na mão, vista te experimente.

Peça por opiniões de amigos, dê uma olhada em grupos de corrida, procure por listas de modelos como esta. Lembre-se que essa pesquisa pode te salvar um bom dinheiro e será um tênis que te acompanhará por muito tempo.

Experimente… muito

Experimente os tênis que você deseja na loja, dê uma corridinha com ele lá dentro ( mas permaneça na loja, pode dar problema sair correndo de lá hehehe). Experimente vários modelos, adapte ao seu orçamento disponível, pois são muitos modelos para todos os gostos e bolsos.

E agora a dica de ouro.

O melhor tênis para corrida para quem está começando é aquele que fica mais confortável no seu pé. Nem apertado, nem folgado, nem forçando na frente do pé, nem atrás (lembre-se da sua pisada, pois isso é importante). A sensação é de proteção, mas que você se sinta pisando em nuvens, pois o impacto da corrida, no começo vai exigir muito dos seus pés e de suas pernas como um todo.

O melhor tênis para quem começa a correr é o tênis mais confortável pra pessoa que corre, e o resto são detalhes. Se você considerar todos os aspectos que levantamos, certamente alcançará esse objetivo.

Depois da compra, aprenda como cuidar do seu tênis, tire o melhor proveito e durabilidade. A sua amizade com esse nobre equipamento será prazerosa e duradoura, assim como a sua corrida.