deterioração

Como evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos com sílica gel?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Todos os aparelhos eletrônicos tem um tempo de vida útil, mas isso não significa que essa vida deve ser curta. É importante saber cuidar do que é nosso para que possamos usufruir por mais tempo daquilo que adquirimos. Como também, para ajudarmos a preservar o planeta com menos descartes de produtos. Para isso, é importante saber como evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos.

Para isso, existe um produto incrível que pode aumentar a durabilidade dos aparelhos eletrônicos consideravelmente. O nome desse produto é sílica gel. Aposto que muitos de vocês já ouviram desse nome. Contudo, também aposto que muitos de você não o conhecem assim tão a fundo.

Pesando nisso, no texto de hoje, vamos falar sobre o verdadeiro potencial desse produto, bem como, como ele pode ajudar na preservação de aparelhos eletrônicos. Vale lembrar que a sílica em gel pode ser usada em uma infinidade de produtos e situações. Porém, ao decorrer da matéria, focaremos apenas em como evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos. Confira!

Detalhes acerca da sílica gel

Antes de tudo, é importante sabermos o que é a sílica gel. Sendo assim, falaremos rapidamente sobre esse produto de forma resumida para os leigos sobre o assunto. Então, pode-se dizer, que a sílica gel é uma substância coloidal, que possui uma enorme capacidade de absorção, sendo muito usada como agente dessecador.

Por ser muito hidrofílico, ou seja, por possuir afinidade com líquidos, a sílica gel é capaz de gerar um processo de absorção da unidade, que ocorre por meio da adesão de moléculas líquidas na superfície dos sachês desse produto, exclusivamente produzido pela reação do silicato de sódio com o ácido sulfúrico.

A sílica em gel é muito utilizada para proteger equipamentos e aparelhos eletrônicos, alimentos, calçados, bolsas, ervas medicinais, filmes fotográficos e cinematográficos,  roupas e diversos outros tipos de produtos e acessórios.

Isso porque, diversos desses produtos, principalmente os aparelhos eletrônicos, podem ser afetados pelos efeitos nocivos da umidade e da oxidação. Portanto, sempre se deve manter um cuidado especial com tais produtos, sendo que a sílica gel é a mais recomendada para a preservação de todos esses itens mencionados.

Tipos de sílica gel

Existem diversos tipos de sílica gel no mercado. Normalmente, elas têm forma de esferas brancas ou azuis. Assim, conforme são utilizadas, elas perdem seu poder de absorção da umidade do meio. Com isso, precisam ser descartadas ou regeneradas devido a inativação de sua eficiência dessecante.

É muito comum também o uso da sílica gel na prevenção de formação de fungos e mofos em ambientes propícios a isso. Os fungos e mofos podem contribuir para tonar a vida útil dos aparelhos bem mais curta.

A sílica gel é comumente comercializada em sachês que possuem pesos variados e é utilizada nas mais diversas aplicações. Ela pode ser encontrada em frascos ou em embalagens maiores, quando for necessária uma utilização de grandes quantidades do produto.

Um dos tipos mais populares de Sílica Gel disponíveis no mercado possui coloração azul. Ao perder sua eficácia, a sílica muda sua coloração para uma tonalidade rosada, indicando que o material já está saturado. Sendo assim, esses produtos são tóxicos e precisam também de cuidados no manuseio e na armazenagem.

Depois que perde sua eficácia, a sílica gel deve ser mantida em temperatura de 100 a 200°C, por 90 minutos, isso irá remover a umidade das esferas, possibilitando sua reutilização. É importante saber que esse processo causa uma perda de 10 a 20% da capacidade dessecante da sílica gel e cada vez que o processo de recuperação for realizado o produto perde um pouco mais de sua eficácia.

Por usa vez, a sílica gel bodout, além de não ser tóxica, também é a única biodegradável do mercado. Por isso, apresenta-se na cor laranja, diferindo dos demais produtos do mercado através da inovação, da preservação ambiental e da sustentabilidade.

Confira como é possível evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos com sílica gel!

Quando compramos um aparelho eletrônico novo, é comum ele já vir com saquinhos de sílica gel dentro da caixa. Mas muitas pessoas nem sabem ao certo para que serve e acabam jogando-os fora.

No geral, em aparelhos eletrônicos, a sílica gel tem como finalidade remover a unidade que possa estar na caixa aparelho ou no próprio aparelho. Muitos produtos que compramos vem de outros países. Sendo assim, às vezes, eles podem ser bem frios e, quando chegam no Brasil, podem chegar com umidade.

Muitas pessoas se perguntam: como evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos? A resposta é bem simples: mantendo os equipamentos secos, imunes a oxidação e mofo. Portanto, a utilização da sílica gel é a forma mais prática e eficaz de proteger seus aparelhos eletrônicos, sejam novos ou usados.

Muitos aparelhos como câmeras fotográficas e de filmagens acabam sendo expostas a vários ambientes diferentes. Com isso, é possível que o aparelho acumule umidade. Se um aparelho eletrônico for guardado sem o devido cuidado, ele oxidar e mofar devido a essa umidade, estragado rapidamente.

Por isso, é importante sempre ter sílica gel a disposição para manter os seus aparelhos eletrônicos livres de umidade. Mas não pense que apenas os aparelhos móveis são prejudicados pela umidade. Porque, na verdade, qualquer ambiente fechado é propício ao acúmulo de umidade, que está presente até mesmo no ar. Sendo assim, os aparelhos eletrônicos que ficam em casa devem ser muito bem cuidados.

Como usar a sílica gel da maneira mais correta possível?

É importante saber qual a forma correta de usar a sílica gel para evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos. Os sachês de sílica gel são produzidos com uma espécie de tecido, que são microperfurados. Por isso, podem ser usados diretamente nos locais para a absorção da umidade.

O pacote de plástico que envolve o sachê de sílica gel deve ser aberto somente quando o produto for ser usado. Evite ao máximo o contato manual com os sachês, pois eles podem absorver a umidade das suas mãos, o que prejudica o desempenho do produto. Também não deixe os sachês exposto antes do uso.

Depois que a quantidade necessária de sílica gel for retirada, feche a embalagem, retire todo o ar e guarde em local fresco e seco. O tempo de duração dos sachês de sílica gel pode variar muito, de acordo com condições de umidade encontradas em cada local.

Em geral, um sachê comum desse produto dura em média 30 dias. Porém, a sílica gel bodout se destaca no marcado e apresenta uma duração muito maior do que os sachês da concorrência. Além disso, existem alguns procedimentos e cuidados que podem dar mais longevidade ao produto para que ele seja reutilizado várias vezes.

Existe uma quantidade certa para se evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos com sílica gel de forma eficiente?

Cada aparelho eletrônico requer uma quantidade diferente de sílica gel para se manter sem umidade. Contudo, na verdade, quando mais ele estiver protegido, mas tempo de vida útil ele terá. Sendo assim, a forma mais eficaz de como evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos é simplesmente utilizar a sílica gel frequentemente. Na quantidade que a pessoa considera ideal, pois não há quantidade máxima para seu uso.

Entretanto, vale lembrar que os sachês de sílica gel bodout, possuem grandes propriedades dissecantes, bastando apenas dois sachês para guardar, preservar e proteger o seu aparelho eletrônico por, aproximadamente, seis meses e até mais, dependendo dos casos. Além disso, eles são reutilizáveis por mais algumas vezes, o que traz ainda mais economia para o seu bolso.

Portanto, ter sempre em mãos sachês de sílica gel pode evitar grandes transtornos e prejuízos. Sabendo que se trata de um produto barato, é muito mais fácil e econômico fazer uso dele. Assim você evita danos e ter de fazer a manutenção nos seus aparelhos eletrônicos ou ter de comprar novos.

A forma mais inteligente, fácil e econômica de evitar a deterioração de aparelhos eletrônicos, sem dúvidas, é utilizando-se da sílica gel bodout!

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?