equipamento fotográfico

Como evitar a umidade em equipamentos fotográficos de maneira simples, rápida e eficiente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

As pessoas que possuem qualquer tipo de equipamento fotográfico ou eletrônico se preocupam muito com a durabilidade deles. Isso porque esses equipamentos não são baratos. Uma máquina fotográfica nova, mesmo que não seja o último lançamento, custa entre R$2.500 a R$3.500. Portanto, sendo assim, esses são equipamentos que demandam muito investimento.

Nesse contexto, devido ao alto gral de investimento em equipamentos eletrônicos, todo cuidado é pouco para garantir que nada os danifique. Contudo, um dos problemas mais enfrentados por donos equipamentos fotográficos, são os fungos e o mofo, que podem estragar lentes e peças internas.

Por que os fungos aparecem em equipamentos fotográficos?

Geralmente, os fungos aparecem por conta de ambientes úmidos, pouco ventilados e escuros. Os fungos aparecem até mesmo em locais que você considerava limpos. Porém, mesmo lá podem haver partículas microscópicas que podem danificar esses equipamentos.

Em equipamentos fotográficos, os fungos surgem quando tais produtos são armazenados em locais com muita umidade ou, então, quando os próprios equipamentos estão molhados ou úmidos.

O que são fungos?

Os fungos são seres pertencentes ao reino fungi dentro da biologia, que divide os reinos animais. Eles podem ser macroscópicos ou microscópicos. Além disso, também podem se reproduzir de maneira assexuada. Ou, então, contar com a ajuda do vento para espalhar os seus esporos.

Como evitar fungos e umidade em equipamentos fotográficos?

Dentro dos prejuízos que os fungos podem causar em seu equipamento fotográfico, o mais comum é a corrosão das lentes. Essa corrosão pode estragar o equipamento em casos mais graves e, em casos menos graves, podem afetar a qualidade das fotos.

A lente pode ser considerada a alma da máquina fotográfica, por isso, é importante cuidado muito bem delas. Levando em consideração que uma máquina fotográfica pode possuir diversas lentes, arrumar maneiras de preservá-las se torna ainda mais importante.

  • Onde você guarda seu equipamento?

Seu equipamento é guardado em um local adequado? Mesmo que a resposta seja sim, você precisa tomar alguns cuidados. Isso porque a umidade em equipamentos fotográficos pode vim de lugares variados.

Se você guarda seu material em uma bolsa, você corre o risco de acidentalmente colocá-la em uma superfície úmida ou molhada. Assim, essa bolsa vai acabar absorvendo umidade e acabar gerando um ambiente perfeito para fungos e outras bactérias se proliferarem.

  • Não deixe guardada por muito tempo

Deixar por muito tempo o material fotográfico guardado sem ser exposto a luz, pode acarretar diversos problemas. Além de fungos em equipamentos fotográficos, os componentes de dentro da máquina podem estragar com a umidade.

As câmeras fotográficas foram projetadas para estarem na luz, não é à toa que um bom fotografo não deixa de fotografar sobre a luz do sol. Então, guardá-las em lugar fechado por muito tempo, não é o ideal. Então, mantenha seu equipamento armazenado da maneira correta.

  • Manutenção preventiva

Dentro dos cuidados que devemos ter para não termos umidade em equipamentos fotográficos, devemos sempre fazer a manutenção preventiva em todo o equipamento.

Um desses cuidados é a limpeza correta. Não basta usar o equipamento e guardá-lo em um local adequado arejado em temperatura correta para que fungos indesejados apareçam.

A limpeza de lentes com cotonetes, água oxigenada e um pano adequado especial para lente, podem evitar futuras dores de cabeça para os donos de câmeras fotográficas.

Nunca utilize o sopro para limpar qualquer parte de seu equipamento fotográfico. Isso porque, ao assoprá-los, você está mandando para sua câmera muito mais do que vento. Nesse sopro você manda também gotículas de saliva que podem conter resíduos orgânicos de restos de comida.

Levando em consideração o tipo de lente, faz-se necessário ainda que a pessoa leve a lente para uma limpeza profisisonal, numa loja de manutenção adequada.

  • Saber para onde você vai

Saber onde será realizado o trabalho pode dar um panorama das intemperes que você vai enfrentar. Os principais problemas nesse sentido podem ser o clima, por exemplo, em uma praia, a umidade relativa do ar é bem maior. Isso pode levar muito mais umidade ao seu equipamento.

Tempos muito secos podem ajudar a danificar seu equipamento. Pois, o tempo seco ajuda a gerar eletricidade estática, o que pode danificar cartões de memória se forem manuseados de forma indevida.

Festas em geral podem trazer transtornos inesperados ao equipamento fotográfico. Um click muito perto da pia batismal, um refrigerante que cai do segundo piso da festa  ou qualquer outro eventual problema desse tipo, pode molhar e gerar grandes problemas na sua câmera.

Fique também de olhos abertos com os tripés. Isso porque, em ambientes movimentados, acidentes com esse tipo de equipamento podem ser fatais para a sua câmera fotográfica.

Soluções práticas e baratas combater a umidade em equipamentos fotográficos

Um grande aliado para resolver esses problemas com a umidade em equipamentos fotográficos é a Sílica Gel Bodout.

A Sílica Gel Bodout é um produto ideal para retirar umidade de ambientes onde são guardados equipamentos fotográficos. Isso porque a a sílica gel é um composto sintético dessecante que tem o poder de retirar a umidade de ambientes e de equipamentos. Sendo assim, é ideal para ser utilizada em equipamentos que são sensíveis à umidade, como, por exemplo, lentes fotográficas e equipamentos eletrônicos.

Dentre todas as outras formas de controlar a umidade em equipamentos fotográficos, a Sílica Gel Boudot é mais barata. Além disso, também é a mais rápida e eficaz solução para esse tipo de problema.

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?