Dicas e truques para armazenar sua coleção de tênis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Um verdadeiro sneakerhead não é o cara que tem mil pares de tênis, mas aquele que conhece a história de todos eles. Isso porque, mesmo que possua poucos pares, para um verdadeiro colecionador, o mais importante é o cada um deles representam.

Existem vários tipos de sneakerheads, mas existem dois tipos mais comuns: os contidos e os ansiosos. Os contidos são aqueles que esperam o momento certo e o modelo certo para comprar. Já os ansiosos são aqueles que não tem muito controle e acabam comprando todo lançamento possível.

Contudo, não importa qual dois tipos mais comuns de colecionador você é, de qualquer forma, é preciso cuidar da sua coleção da maneira correta. Então, saber armazenar sua coleção de tênis pode ajudar a você a poupar espaço e a prolongar a vida e útil e durabilidade deles.

Pensando nisso, no texto de hoje, separamos uma série de dicas e truques para você armazenar a sua coleção de tênis da maneira correta. Confira!

Organização é o começo de tudo!!!

A palavra-chave para administrar a rotação dos seus tênis é organização, mas essa regra quem faz é o próprio colecionador. Uma dica interessante é ordenar sua coleção por marca e modelo, pois esse é método mais simples e popular.

Entretanto, o que muitas pessoas não levam em consideração, é que existem modelos que são sazonais. Ou seja, modelos que são usados apenas em algumas épocas do ano. Então, é importante criar uma sessão exclusiva para esses pares de calçados.

Além disso, outra dica super útil, é fazer a organização das caixas de tênis de acordo com o seu uso diário. Ou seja, aqueles que são mais utilizados devem sempre estar sempre mais fáceis de se pegar do que os menos usados. Isso irá facilitar de forma significativa a organização da sua coleção.

Manutenção é outro aspecto importante

Organizar e armazenar sua coleção de tênis não tão difícil assim, porém, basta dedicação e manutenção do seu sistema para deixar tudo sempre em ordem. Depois de organizar toda sua coleção, armazenando nos locais e caixas corretas, ainda restam alguns fatores para melhorar os cuidados.

Não há a necessidade de limpar completamente seus tênis toda vez que usar eles, mas é necessário mantê-los adequadamente limpos. Fazer uma limpeza adequada ajuda a prevenir o mofo e a deterioração do calçado, especialmente se eles estiverem molhados, é imprescindível.

Hoje em dia existem vários cleaners desenvolvidos especialmente para tênis. Essa é uma ótima opção para armazenar e manter sempre limpos os seus calçados. Pelo menos uma vez por mês, limpe os tênis menos usados, dê uma boa geral em cada um deles, mesmo de forma mais simples.

É importante evitar o uso de limpadores abrasivos de realizar limpezas muito pesadas, pois isso pode danificar os produtos sintéticos que são usados em muitos modelos de tênis. Dê preferência ao método simples de limpeza, com a utilização de uma escova de limpeza leve.

Escolha um bom local para armazenar sua coleção de tênis

Porão, sótão, garagem, quintal ou mesmo um galpão, parecem ser locais perfeitos para armazenar sua coleção de tênis. Essas opções não parecem muito habituais para nós brasileiros, mas são comuns em outros países. Aqui costumamos usar espaços feitos sob medida, como armários, por exemplo.

Para conservar melhor seus tênis, é importante armazená-los em locais que possuam condições moderadas. Os maiores inimigos dos tênis são o calor e a umidade. Portanto, os porões, a garagem e o sótão podem ser os piores locais para se guardar os tênis aqui em nosso país.

Então, sem sobra de dúvidas, a melhor opção é armazenar suas caixas em um armário. É importante evitar períodos prolongados de exposição a luz solar direta. Pois isso pode estragar seu tênis, portanto, mantenha as cortinas fechadas para evitar o contato direto do sol com os calçados.

É importante também deixar seus tênis em posição elevada, sem contado direto com o chão e com as paredes, que podem ter umidade.

Caixas para armazenar sua coleção de tênis

É comum as pessoas guardarem seus tênis na caixa original deles. Contudo, saiba que essa não é a melhor opção para uma grande quantidade de tênis. Essas caixas fornecem pouca proteção, sem falar que elas se degradam com o tempo, principalmente, se estiverem empilhadas de forma precária.

Para isso, existem muitas opções de caixas de armazenamento de plástico no mercado, que são projetadas especialmente para o armazenamento de tênis. Um dos mais usados é o Crep Protect Crate, modelo preferido dos grandes colecionadores, pois são capazes de armazenar de vários tamanhos, dos menores até os maiores calçados.

É capaz de suportar até 100 kg, o que facilita o armazenamento de sua coleção. Além disso, essas caixas também possuem proteção UV, que evita a oxidação e mantém os tênis longe daquela cor amarelada.

Mas existem no mercado vários tipos, marcas e preços de caixas organizadoras. São muitas opções de modelos e tamanhos, que permitem a configuração e organização de toda sua coleção de tênis.

Como Limpar e Conservar Seus Tênis?

Além de armazenar sua coleção de tênis, é importante também saber como limpar os calçados para que permaneçam com aparência de novo por mais tempo.

Assim como os sapatos, os tênis também precisam de certos cuidados, pois, hoje em dia, eles podem custar muito caro, principalmente modelos de colecionadores.

Sendo assim, vamos mostrar para vocês como limpar seus tênis para mantê-los conservados por muito mais tempo. Veja:

  • Os cadarços

Os cadarços dos tênis sofrem muito desgaste quando o calçado é usado com frequência. Portanto, quando for limpá-los, é importante lembrar que eles são muito frágeis para as máquinas de lavar.

Por isso, antes de coloca-los dentro da máquina, coloque-os dentro de um saco especial para lavar roupas sensíveis ou mesmo dentro de uma fronha.

  • As palmilhas

Muitas pessoas até esquecem que as palmilhas existem, mas é importante tirá-las sempre que for limpar os tênis. Isso evita certos odores desagradáveis.

Entretanto, se os cheiros persistirem, as coloque em um recipiente com um pouco de bicarbonato de sódio  e mantenha por umas quatro horas. Isso deve resolver em alguns casos. Porém, caso não resolva, mas adiante daremos uma dica incrível de como evitar odores nos tênis.

  • A sola

Muita gente não se lembra de limpar as solas, mas elas precisam de cuidados especiais e, acima de tudo, uma limpeza adequada. Um forma de fazer isso é usando uma mistura de água e detergente biodegradável.

Você pode usar um pano úmido ou simplesmente borrifar o líquido na parte de baixo do tênis, escovando no sentido dos desenhos da superfície da sola.

  • A secagem

A primeira coisa a dizer sobre a secagem é: nunca use uma secadora em seu tênis, pois o calor excessivo pode deformá-los. Depois de levar, deixe-os tomando ar até estarem enxutos.

Depois, coloque papel amassado dentro dele, que ajuda a manter o seu formato, daí pode colocá-lo para secar naturalmente. Porém, evite colocar jornais ou papeis coloridos dentro do tênis, pois eles podem soltar tinta.

A sílica gel e os tênis – dica exclusiva para sneakerheads

Quando for armazenar sua coleção de tênis ou então tomar os cuidados necessários para mantê-los limpos e bem guardados, perceba o quão trabalhoso pode ser lidar com todas as situações mencionadas. Principalmente se você possui uma coleção grande.

Contudo, existem um produto inovador no mercado que pode ajudá-lo a resolver todos os problema mencionados anteriormente. Ou seja, um produto que pode ajudar a você a armazenar sua coleção de tênis da forma correta, longe da umidade e do mau cheiro, evitando o processo de hidrólise. Um produto que pode secar os seus tênis de uma forma rápida e segura. E que possui inúmeros outros benefícios e funcionalidades.

O produto que estamos falando é a Sílica Gel Bodout, que possui sachês regeneráveis, desenvolvidos justamente para resolver todos esses problemas! Portanto, não perca tempo e confira agora mesmo o que esse produto pode fazer por você e por sua coleção de tênis!!!

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?