Luva de boxe, como escolher? Tamanhos, marcas e tudo mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Está decidido, você vai deixar a preguiça de lado e iniciar uma arte marcial. Que seja gostosa de fazer, aumente a sua autoestima e gaste muita energia. Dentro dessa descrição, existem diversas opções que estão em alta. Entre elas o boxe, muay thai, kickboxe, boxe chinês. Para todas elas, você precisará escolher luvas de boxe para utilizar nos treinos.

Hoje vamos conversar sobre a luva de boxe. Seja ela para o muay thai, boxe ou suas variações como kickboxing e boxe chinês. Saiba as características importantes na hora de escolher a sua luva nos tópicos a seguir.

Como escolher minha primeira luva de boxe?

Sempre que começamos um novo esporte ficamos muito empolgados e saímos a procurar o melhor equipamento, que geralmente é bem caro. Então apontamos para o equipamento com melhor custo benefício, ou seja, que nos atenda como iniciantes no esporte, mas ao mesmo tempo tenha certa durabilidade, conforto e a parte mais importante, não limite o nosso desenvolvimento e desempenho.

Em relação a luva de boxe, para o iniciante o ideal é que não seja um par muito caro, mas que deve priorizar o conforto. isso pois os primeiros golpes costumam ser muito duros para as mãos de iniciantes. Lutadores mais experientes podem comprar luvas mais resistentes e estruturadas. Até as excelentes luvas de couro que são resistentes e oferecem muita proteção para quem as calça.

Normalmente na procura da primeira luva existem dois fatores que vão ser mais importantes: tamanho e qualidade. O tamanho vai variar com seu peso e tamanho da sua mão. A qualidade vai variar com a marca, veja as dicas.

Qual o tamanho da luva que devo usar?

As luvas de boxe são divididas em onças (ounce ou oz), onde cada onça pesa em média 28,4 gramas. A palavra OZ, quase sempre escrita na própria luva, antecede um número que pode variar de 6 a 16OZ. E sua variação vai de acordo com o peso do lutador.

6 Oz = 170,4g é recomendado para lutadores de 45 kg ou menos.
8 Oz = 227,2g é recomendado para lutadores de 45 a 65 kg
10 Oz = 284g é recomendado para lutadores de 65 a 78 kg
12 Oz = 340,8g é recomendado para lutadores de 78 a 90 kg
14 Oz = 397,6 é recomendado para lutadores com mais de 90kg
16 Oz = 454,4 é recomendado para lutadores com mais de 90 kg para uma proteção maior.

Essas categorias de luvas são importantes para competições. Mas para a sua escolha vale sempre o binômio conforto x proteção. Quanto maior a luva, maior o peso e a proteção das mãos e do seu parceiro de treinos. Porém é uma excelente ideia não adquirir uma luva muito fora da sua faixa de peso, pois o treino pode se tornar desconfortável e até mesmo perigoso.

Qual as melhores marcas de luva de boxe?

Neste quesito às vezes o barato sai caro. Muitas vezes comprar uma luva de uma marca desconhecida, por mais barata que seja, pode ser que dure apenas alguns meses. Enquanto se você gastar um pouco a mais, pode ter uma luva que dure mais de um ano. Na ponta do lápis, pode ser uma grande economia.

Uma dica de um praticante de boxe, é fugir das luvas mais genéricas que parecem de brinquedo. Procure uma luva específica para o tipo de treino que você quer levar, explique a situação e demonstre conhecimento prévio. Isso vai evitar que vendedores ofereçam aquelas luvas de menor qualidade.

Algumas das marcas mais procuradas são Adidas, Everlast, Venum, Naja, Pretorian. Mas existem muitas opções de qualidade, especialmente para iniciantes. O recomendado é você experimentar algumas diferentes, sentir o encaixe da mão, se o peso fica confortável.

Conforme você evoluir seus treinos, terá mais experiência e vai ter a sua opção predileta. Não existe fórmula certa, mas a experiência vai te mostrar as diferentes opções de conforto x qualidade.

Mas e aí, coloca a luva e deu? Bora dar porrada?

Quase isso. A luva de boxe protege bastante as mãos e o rosto do adversário do impacto seco que teria sem as luvas. Também evita grandes cortes em lutas oficiais e treinos em sacos de pancada.

Para proteger ainda mais as mãos e os pulsos, coloque sempre uma bandagem. Ela aquela faixa enrolada de maneira específica nas mãos antes de colocar as luvas. Isso evita grandes entorses e alivia ainda mais o impacto dos dedos.

A bandagem tem mais uma função importantíssima, que é a absorção de parte do suor que fica nas luvas. As mãos estão entre as partes mais suadas do corpo sendo acompanhadas por cabeça, virilhas, axilas e pés.

De qualquer maneira suas luvas vão ficar molhadas e suadas após seu treino e você deliciosamente cansado e relaxado.

Depois é só cuidar das suas luvas com bodout. E usar várias e várias vezes, sem moderação, para uma vida saudável e cheia de energia, expulsando o stress na porrada.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como limpar sua bandagem: guia passo a passo para a higiene do atleta – […] “faixa” que envolve a mão e punho do atleta, muito comum em esportes que fazem uso da luva de…