podologia

Podologia: cuide bem dos seus pés

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Cada pé possui 26 ossos, 107 ligamentos e 33 articulações. Sendo assim, são responsáveis pela sustentação do nosso corpo. Além de serem essenciais no estabelecimento de uma boa postura corporal. Mas será que cuidamos bem deles? Vamos conhecer a podologia, a área que estuda e cuida dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés.

Podologia: o que é?

Podologia é a ciência que estuda e trata problemas relacionados aos pés de homens e mulheres, em suas diversas faixas etárias. É uma terapia aplicada a partir de estudos científicos e técnicos, a fim de eliminar problemas como, por exemplo, unha encravada, calosidades, ressecamento e outras anormalidades.

A podologia nasceu como um campo separado da medicina começou no início do século XX. Naquela época, as mãos e os pés eram considerados algumas das partes mais complexas do corpo humano. Cada pé humano contém 26 ossos, e os 52 ossos combinados nos pés compreendem aproximadamente um quarto dos ossos do corpo. Portando, a podologia foi uma das primeiras tentativas de especialização da medicina.

É muito importante esclarecer que a Podologia não tem caráter apenas estético. Esse profissional também trata anormalidades referentes à formação óssea e doenças infecciosas, por exemplo.

Existem inúmeros canais que mostram os procedimentos da podologia, como, por exemplo, o Nagel Podologia: https://www.youtube.com/c/NagelPodologia/videos

Podologia x Pediruce 

Caso você esteja tendo essa dúvida, é bem simples a diferença. O profissional de podologia tem certificado técnico da área e trata de patologias dos pés, como os citados acima. Já o profissional de pediruce trabalha na parte estética dos pés, como, por exemplo, cuidados com as cutículas, limpeza esmaltação das unhas, retirada do excesso de pele nos pés entre outros procedimentos.

Motivos para marcar uma consulta de podologia

– Os podólogos ajudam as pessoas no cuidado de seus membros inferiores, incluindo o pé e tornozelo, e também podem estar envolvidos no apoio aos idosos para reduzir o risco de quedas.

– Corrigir padrões de caminhada e equilíbrio, e promova a capacidade geral de se mover de forma mais eficiente e confortável.

– Encaminhar os pacientes a outros médicos quando os sintomas observados nos pés indicarem distúrbios, como diabetes, artrite, doença cardíaca ou doença renal.

– Previne o surgimento de problemas: Como a saúde exige cuidados muito amplos, o podólogo deve estar pronto para cuidar não apenas de problemas pontuais, como unhas encravadas ou o ressecamento dos pés, mas também estar preparado para prevenir futuros males. Para tanto, ele vai orientar que a atenção precisa ser diária e constante, e não apenas quando aparecem problemas. A prevenção é essencial, logo, o cuidado com os pés deve existir desde bebê até a idade adulta, com ainda mais atenção para o idoso. Quando a pessoa envelhece, a pele resseca e aumentam as chances de problemas e fissuras. O pé de quem sofre de diabetes, por exemplo, precisa de cortes adequados de unhas e hidratação constante.

– Ajuda o desempenho de atletas: Ao refletir sobre o que faz o podólogo, provavelmente você não pensou em nada relacionado com o desempenho desportivo, não é? Porém, isso é um erro, já que existe uma área específica chamada podologia esportiva, na qual há um cuidado intenso na tentativa de aliar os atritos comuns nos pés de quem realiza atividades físicas. Esse profissional também deve analisar e acompanhar tanto lesões leves quanto as mais graves, atuando de maneira a evitar danos definitivos ou que comprometam o futuro do esportista. O podólogo esportivo pode trabalhar diretamente com times ou com os atletas de elite ou amadores.

Quando procurar um podólogo?

 Existe uma imensa variedade de razões e de condições distintas para que procurar esse profissional, como dores nos calcanhares, joanetes, calos, calosidades e assim por diante. Lembre-se que o bem-estar dos pés é sempre muito importante e você não deve se habituar a conviver com coceiras, manchas, unhas amareladas, dores ou, ainda mais, a presença de pus, caso a região esteja infeccionada. Mesmo que algumas pedicures retirem unhas encravadas, a podologia é a ciência mais indicada para esse trabalho.

Nesse ponto os  sachês de sílica gel bodout podem ajudar muito, pois eles reduzem a proliferação de fungos e outros microrganismos dentro de calçados e luvas, por esse motivo pode ser usado como coadjuvante no tratamento de fungos nas unhas e frieiras, pois reduz a recontaminação ambiental, ou seja, de que adianta tratar os pés contra essas doenças se seu calçado/ luva está em pleno processo de reprodução de microrganismos?

Vale lembrar novamente que nossos pés são uma parte muito importante do nosso corpo. O profissional de podologia vai nos auxiliar muito para manter a região saudável!

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajuda?