Sapatos masculinos de couro: dicas e cuidados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

Semana passada, falamos aqui no Blog sobre como cuidar, de modo geral, os seus produtos de couro. Hoje, vamos focar nos sapatos masculinos de couro. Confira algumas dicas: 

1 – FAÇA UMA ROTAÇÃO DOS SAPATOS

Antes de mais nada, se possível, faça uma rotação dos seus sapatos masculinos de couro. Nunca use o mesmo por dois dias seguidos, porque o couro precisa de tempo para secar completamente após o uso, devido à transpiração dos nossos pés.

2 –  MANTENHA HIDRATADO

Para o sapato conservar uma aparência de novo, é crucial mantê-lo hidratado, para evitar que fique ressecado. Existem vários hidratantes de calçado no mercado. Basta uma rápida pesquisa para achar esses produtos, como, por exemplo, o desse link: https://www.romeucouros.com.br/hydra-couro-hp-300ml—————alldi-055980/p

3 –  EVITE ÁGUA NOS SEUS SAPATOS

A água é tipo um veneno para o sapato, pois tende a ressecar o couro. Então evite sair com ele na chuva – melhor usar uma bota nessa situação – e nada de limpar o sapato com água, por favor.

4 – COMO ELIMINAR SUJEIRA?

Se não podemos usar água no sapato, como fazemos para limpá-lo? Para a poeira superficial do dia, basta esfregar delicadamente com uma escova de cerdas macias. Caso seja alguma sujeira maior, você pode utilizar uma flanela úmida.

5 – ENGRAXE CORRETAMENTE

Se você já hidratou e limpou o sapato, agora é hora do engraxá-lo. Ao fazê-lo, é importante usar uma graxa da cor correspondendo à do sapato. Marrom com marrom, preto com preto. Passe a graxa numa flanela e comece a polir o sapato com movimentos circulares.

Siga algumas dicas nesse vídeo para engraxar: https://youtu.be/rUQ1T9nllLY

6 –  CUIDADO COM O SOL

Uma exposição prolongada aos raios solares é prejudicial aos sapatos masculinos de couro, pois pode fazê-lo desbotar e até mesmo causar rachaduras, devido ao ressecamento. Mas se você ficar no sol só alguns minutos, não é um problema. E se o seu sapato molhar na chuva ou numa poça d’água? Deixe-o secando num lugar seco, mas nunca diretamente no sol.

7 – GUARDE NUM LUGAR AREJADO E SECO

Cuidado com ambientes úmidos. Se você guardar seu sapato num lugar assim, é perigoso que fungos se proliferem nele. Até por isso é bom, pelo menos uma vez no mês, usar o seu sapato durante o dia para que ele tome alguns minutos de sol, assim espantando o mofo.

Nas últimas duas dicas, o sachê de Bodout pode ser útil, pois ele absorve a umidade e cria um ambiente seco para seu sapato de couro.

8 –  DEIXE COM UM JORNAL DENTRO

Você já deve ter reparado que, ao comprar um sapato novo, ele vem com papel dentro. O motivo é que isso evita que o couro deforme, alterando as dimensões do sapato. Existem formas de madeira especificamente para isso, mas um jornal resolve a questão.

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções