tipos de boxe

Tipos de boxe – Conheça as diferentes modalidades do esporte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on email

“Vou fazer boxe” falei esses dias para um colega que conhece bastante de lutas. E ele me respondeu rindo, “Qual dos tipos de boxe?

Primeiramente  fiquei bastante confuso, pois na minha visão boxe é uma luta simples entre duas pessoas usando os punhos. Basta um par de luvas para um e pronto. Mas segundo o meu amigo existem vários tipos de boxe, e a nobre arte está longe de ser chamada de uma luta simples.

Existem diversos tipos do boxe. Como kickboxing ou boxe estadunidense, muay thai ou boxe tailandês, boxe chinês ou sanda, boxe francês ou savate e até mesmo usado no desenvolvimento de artes marciais modernas como o sambo russo. Além das focadas em arte marcial, ainda existe o aero boxe, usado como forma de exercício aeróbico que vem ganhando força nos últimos anos por exemplo.

O história do clássico e como surgiram os outros tipos de boxe

Desde a Grécia antiga o pugilato, luta onde se utilizavam somente as mãos limpas, era um esporte comum. Sempre muito violento e sangrento, porém presente em toda a história. Além disso, o esporte quase sem regras, evoluiu sem modificações até o século XIX na Inglaterra.

Devido os resultados brutais das lutas levaram a formulação das regras de Queensberry , e o nascimento do boxe clássico. Este previu a realização das lutas dentro das categorias de peso, com luvas de boxe e em um ringue, ou “box” que significa caixa em inglês. Surgia finalmente aí a alcunha de lutar dentro do boxe, ou melhor ”boxing”.

Kickboxing, o Boxe Estadunidense

No início dos anos 70 surge um novo esporte. Este que permite que praticantes de caratê pudessem lutar com contato pleno (full contact) e com rounds definidos, assim como o boxe. Já que em campeonatos de caratê se usavam proteções e não era permitido atingir uns aos outros.

O kickboxing americano, ou full contact, surge como primeira forma mista de competição entre diversos estilos de artes marciais.

Muay thay ou Boxe Tailandês

A “ arte das oito armas” tem mais de 2000 anos e foi criada na Tailândia; e é considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. Por ser tão antiga não é necessariamente uma arte derivada do boxe, mas dividem a mesma origem.

Utilizando com eficiência socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, é considerado o desporto nacional tailandês. O esporte desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança sendo uma prática muito requisitada por mulheres atualmente.

Sanda ou Boxe Chinês

O Sanda ou sanshou tem grandes semelhanças com o kickboxing. Porém adiciona ao seu arsenal as quedas e arremessos ao solo. Faz parte das lutas tradicionais chinesas com muito tempo de criação, assim como o boxe tailandês. Variações do sanda tem mais de 2000 anos.

Do mesmo modo que dialetos e costumes na china, existem muitas variações da luta. Atualmente é a mais padronizada em virtude do desenvolvimento de um sistema marcial para o exército chinês após a guerra da Coréia.

No Sanda , os treinamentos de resistência muscular são muito intensos e até extremos, proporcionando um preparo físico excelente aos praticantes.

Savate ou Boxe Francês

O Savate, de todos os boxes, é o que possui a história mais peculiar. Foi criado por volta de 1790 pelos marinheiros franceses, ou seja, este tipo de boxe foi desenvolvido em alto mar. Tem nele suas características prezando muito o equilíbrio e os movimentos plásticos como as ondas, possuindo muita semelhança com a capoeira brasileira.

Com cabeçadas e tapas no repertório de golpes, a luta evoluiu e incorporou os socos do boxe tradicional, nascendo assim o savate moderno. Esta foi a arte marcial oficial das forças armadas francesas e quase foi extinto durante a primeira guerra mundial , pois quase todos os mestres e praticantes foram mortos em combate.

Outros tipos de boxe

Todas variações de boxe são excelentes,ou seja, tanto para defesa pessoal como para condicionamento físico. Variações como aero boxe, ou muay thai fitness estão em alta nas academias pois tem alto gasto calórico e ganho aeróbico trazendo muita disposição e saúde para quem os pratica.

No final das contas, é interessante saber que existem várias modalidades de boxe. E se puder escolher, escolha aquela que te faz mais feliz. Usando essa tática a satisfação é garantida. Desde os balanços do savate, passando pelos golpes retos do boxe tradicional e terminando com as joelhadas e cotoveladas do muay thai. Descarregue o stress nos treinos, aprenda a se defender, ganhe saúde, autoconfiança e tranquilidade no seu dia a dia.

Cadastre seus contatos e receba dicas e promoções